sábado, 30 de setembro de 2017

Entenda o que dizem as etiquetas e saiba como prolongar a vida das roupas

Resultado de imagem para etiqueta de roupa


Você comprou roupa nova e bateu aquela dúvida na hora de lavar? Ok, aí você resolve buscar mais informações na etiqueta e descobre um monte de símbolos que mais parecem um código de mensagem secreta? Seus problemas acabaram! Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da lavanderia 5àsec, listou algumas dicas e receitinhas caseiras para tirar as manchas e deixar as roupas mais limpinhas, com cara de nova. Além disso, ela explicou o que significa cada um dos símbolos que vêm nas etiquetas das peças. Confira e aprenda como dar vida longa às suas roupas: 

1. Qualquer tipo de tecido pode ser lavado na máquina? 

Quase todos. Hoje, as máquinas modernas estão programadas para lavar qualquer tipo de fibra. Mas lembre-se de que algumas peças são mais delicadas e merecem cuidado especial. Por isso, fique sempre de olho na etiqueta do produto e confira se a lavagem deve ser feita à mão ou a seco. 

2. Qual a melhor maneira de tirar o amarelado das roupas brancas? 

"Misture uma colher de bicarbonato de sódio com o suco de um limão e esfregue o local das manchas com uma escova durante 30 segundos. No início vai parecer que a mancha ficou mais 
amarela, mas é normal, viu? Em seguida, coloque a peça em um balde com água, sabão e alvejante e deixe agir por uma hora. Depois é só enxaguar e colocar para secar", ensina Rejane. 

3. Qual o truque para saber se o tecido da roupa solta tinta? 

Pegue um chumaço de algodão e molhe com água. Esfregue-o na peça antes de lavar para fazer o teste. Se ele absorver a cor é porque a roupa solta tinta e deve ser lavada separadamente. 

4. Como evitar as famosas "bolinhas" nas roupas? 

"Não lave ou seque peças juntas de diferentes tecidos (algodão + poliéster + viscose) e evite encher a máquina até o limite. Esse excesso aumenta o atrito entre as roupas e pode ocasionar as indesejadas bolinhas", garante Rejane. 

5. Existe alguma maneira para remover mancha de suor? 

Sim. Esta dica vale para tecidos brancos ou que não soltam cor e não deve ser usada em fibras nobres, como a seda. Com a peça ainda seca, aplique água oxigenada em uma esponja limpa e 
esfregue sobre a mancha. Deixe agir por 5 minutos e pronto. Depois é só lavar normalmente. 

6. Manchas de desodorante são fáceis de remover? 

Aqui vai outra receita caseira que é tiro e queda. Misture uma colher de sopa de lustra móveis + uma colher de detergente de cozinha. Aplique sobre a mancha e deixe agir de 15 a 20 minutos. Esfregue com uma escovinha e enxágue bem​. Essa dica é válida também para tecidos 
brancos e que não soltam tinta. 

Descubra o que significa cada símbolo: 

Reprodução
Reprodução


(Fonte: Dafiti Blog 5àsec) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário